Comece a utilizar a Chave de Identificação de Plantas mais requisitada do Brasil, aplicada a todos os domínios de vegetação do país. Criada por Rodrigo Trassi Polisel (Biólogo, USP - Mestre e Doutor em Botânica, UNICAMP) junto à Brasil Bioma.
Importante:
> O app no momento funciona apenas CONECTADO à internet.
> Para testar 7 dias grátis é necessário cadastrar o cartão de crédito (você pode cancelar online a qualquer momento e NUNCA ser cobrado neste período).
Faça uma busca para identificar a planta coletada com a Chave de reconhecimento das famílias e gêneros arbóreos nativos presentes em todos os Domínios de Vegetação do Brasil.
Esta chave inclui todas as famílias e gêneros arbóreos das diferentes fitofisionomias florestais (DAP ≥ 5 cm) e abertas (p.e. savanas, estepes) (Diâmetro ≥ 5 cm ao nível de 30 cm acima do solo) de diferentes regiões do Brasil. A mesma foi concebida apenas por caracteres vegetativos, principalmente observáveis nos ramos e folhas.
A Chave de identificação de Plantas é o trabalho de uma vida de Rodrigo Polisel. Vem sendo elaborada e desenvolvida desde 2008, e desde então foi testada milhares de vezes em campo por profissionais e estudantes de todo o Brasil.
Nossa intenção é que este material seja o seu primeiro apoio na identificação de plantas em campo. Portanto, antes de buscar a identificação em guias fotográficos (p.e.: Árvores Brasileiras) e pesquisas na internet, você deve reconhecer o grupo botânico ao qual o ramo em análise pertence, para então, buscar a identificação nos guias fotográficos mais apropriados para a área geográfica em análise.
Nas primeiras edições do curso de identificação de plantas da Brasil Bioma lá em 2008, esta chave foi elaborada apenas considerando a composição florística do Alto Juquiá (Sub-Bacia do Ribeira do Iguape) (Polisel & Franco 2010). Com o tempo, atualizamo-na para que fosse possível a inclusão dos elementos da flora que não ocorresse apenas nessa região. Recentemente, efetuamos um robusto teste dessa chave diretamente no campo, através de uma expedição fitogeográfica que atravessou boa parte da diagonal seca do Brasil, ao longo dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí e Goiás, ao longo de vários remanescentes de Caatinga e Cerrado. Saiba mais sobre essa expedição aqui!
Portanto, esta é uma das primeiras chaves disponíveis aos profissionais da área ambiental essencialmente didática e cujo objetivo seja reconhecer os grupos botânicos arbóreos numa escala nacional, e incluindo elementos de diversas formações de vegetação.
Para o caso de haver família com mais de um gênero com diagnoses distintas, a saída dos respectivos gêneros na chave foi incluída. No caso do gênero ser monoespecífico (ter uma espécie), o binômio completo foi inserido. Como o propósito da chave é se constituir como um material acessível e didático inicial, não incluímos a saída de todos os gêneros para as famílias de maior riqueza (Myrtaceae, Lauraceae e Fabaceae). Apenas a diagnose para se identifica-la em campo.
Sugerimos que a chave de identificação de plantas seja utilizada com o emprego de ramos adultos e não provenientes de brotações ou regeneração (mudas) (para alguns casos, pode haver certa imprecisão na diagnose morfológica). Além disso, esta chave deve ser utilizada com cautela para os exemplares da arborização urbana, já que muitas das espécies utilizadas são exóticas e podem não estar consideradas nessa Chave de Identificação. Nesse caso, incluímos a diagnose correspondente de 34 espécies exóticas, facilmente confundidas com grupos botânicos nativos incluídos na chave.
- Ferramenta de identificação de plantas por busca em Chave
- Aplicada em todos os domínios de vegetação do Brasil
- Envie foto, local e espécie de sua coleta após obter os resultados
- Encontre coletas de outros usuários
- Interaja com os membros
- Acesse seu histórico de coletas
- Marque coletas como favoritas
- Mapa interativo com as coletas espalhadas pelo Brasil